domingo, 17 de outubro de 2010

perder.


- Bom dia! - A moça de cabelos louros e olhos de um verde profundo e pele clara disse sorrindo.

Respondi com um sorriso fraco a abaixei a cabeça, assim como estava antes dela chegar.

- Você está bem ? - Meu silêncio a fez perguntar e o sorriso gentil de seu rosto deu lugar a uma expressão preocupada e um tanto confusa. - Quer me dizer o que está acontecendo com você? toda vez que a encontro você está do mesmo jeito, com a mesma expressão... todos temos dias ruins mas parece que os seus nunca acabam. Quer conversar ?

O que ela tinha a ver com a minha vida e com os meus sentimentos ? Ela não era minha mãe, nem minha amiga, eu não tenho amigos.

Dei de ombros.

Então ela se sentou ao meu lado e se inclinou, como se esperasse algo de mim. Percebi que enquanto não dissesse nada, aquela cena não iria mudar e aquilo estava um tanto que desconfortável.

- Tudo bem, sabe o que é ? eu só quero ficar sozinha, pode entender isso ?

- Sim, claro que posso entender. Mas é notável que você não está bem, eu quero ajudá-la.

- Eu não preciso de ajuda! Não sou louca, pelo menos ainda não. Olha, você não entende... você não sabe o que é perder, não sabe... nada.

- Como é que você pode ter tanta certeza que eu não sei... nada ? Você sabe algo a meu respeito ? Se estou aqui é pra te ouvir, não seja mal-educada! Quem você perdeu, ele morreu ?

- NÃO ! Ninguém morreu, ninguém.

- Então me diz o que você perdeu.

Aquilo estava me cansando, que droga, eu não queria falar sobre aquilo, guardar pra mim já estava sendo difícil, falar sem dúvidas seria uma tarefa impossível sem deixar escapar lágrimas e a verdade é que eu já cansei de chorar. Mas se é o que ela quer, ela vai ouvir.

- Perdi alguém que eu amo. Por erro meu eu deixei partir alguém que eu queria ter sempre ao meu lado. É irônico, eu sei. Eu não queria que fosse assim, mas a minha falta de personalidade e os meus atos ridículos o machucaram, e consequentemente me machucaram. Mas agora é tarde. Sei que sofro a cada dia lembrando das palavras que ele me disse, mas a verdade é que isso é o mínimo que eu mereço. E agora, é impossível não sentir culpa, é impossível sorrir quando a sua ignorância te faz perder a confiança de alguém que sempre cumpriu com tudo o que disse, que nunca te abandonou e quem foi o alguém mais sincero que você conheceu.

- Pelo que entendo você se culpa por ter errado, mas o que você está fazendo pra mudar isso ? Nada. Na verdade, você está errando novamente. Você está sendo ignorante de novo... Hoje você se arrepende do que fez no passado, mas daqui há algum tempo você vai ser arrepender por hoje não ter feito absolutamente nada pra mudar ou pelo menos tentar concertar o seu erro.

- Não venha me dizer isso ta ? Eu tentei dizer que eu fui uma idiota e eu estava disposta a mudar... mas o que eu iria mudar se já estava feito ? E é difícil você gritar até cansar e em retorno ouvir que tudo o que você diz é mentira. Você não sabe o que eu estou sentindo, você não sabe nada da vida, você nunca deve ter perdido algo extremamente importante pra você!

- E você, uma garota que erra e desiste facilmente de concertar o próprio erro, que se limita a ficar sofrendo sozinha em vez de correr atrás de quem você ama; isso é saber algo da vida ? E cuidado com as coisas que você diz, não fale sem ter certeza do que está dizendo. Eu perdi quem eu mais amava!

- Então deve saber que eu não estou cometendo nenhum erro novamente, deve saber o quanto isso dói, porque a verdade é que eu não posso mais fazer nada.

- Quem eu mais amava morreu. EU não pude fazer mais nada. A unica coisa a qual não existe mais jeito é a morte. E você está sendo uma tola, você está deixando o tempo passar sem se mover... Tudo o que eu queria é ter a chance que você tem, a chance de mudar.

Meus olhos ficaram fixos em sua expressão séria e de dor. Mais uma vez eu fui uma completa idiota.

- Me desculpe... eu... não... sabia! O que aconteceu ? - Agora era eu quem queria ouvir, quem queria tirar a expressão triste que eu coloquei no rosto daquela moça que estava sempre sorrindo, que estava sempre de bem com todos e que jamais aparentava a dor de uma perda.

- Eu perdi meu filho e meu namorado, os dois de uma só vez em um... acidente - Sua voz falhou, pude perceber o quanto aquilo ainda a machucava - Nós éramos muito novos quanto fiquei grávida, não tive o apoio dos meus pais e teríamos que nos virar, nós três. Mas desde que descobri a existência de uma vida dentro de mim eu tive a certeza de que eu iria amá-lo muito, de que eu tentaria ser a melhor mãe do mundo. Depois do nascimento do meu filho, quando ele completou um ano, eu estava levando ele, junto com o meu namorado, para conhecer os avós. Eu estava ansiosa por não saber como eles iriam se comportar ao ver a criança mais linda do mundo. Eu e o pai do meu filho nos mudamos logo que meus pais decidiram que eu teria que arcar sozinha com as consequências da minha gravidez, tivemos que assumir muito cedo as responsabilidades de um adulto. Mas eu tive sorte, porque ele nunca me deixou sozinha. Eu os amava tanto... - Ela interrompeu por um momento o que dizia, abaixou a cabeça e não pôde controlar a lágrima que deslizou sobre seu rosto branco de traços perfeitos. - E nesse dia, o dia em que estávamos indo ver meus pais depois de tanto tempo, um carro descontrolado invadiu a pista e provocou o acidente que tirou de mim as duas pessoas da minha vida. É só isso que posso dizer, não há como explicar essa dor, eu fui a única que sobrevivi, tantas e tantas vezes eu, chorando, me perguntei porque eu não fui também... Até que eu percebi que eu poderia acabar com a minha vida, poderia viver triste e me lamentando, mas aprendi que isso não os traria de volta. Eu os perdi... Você não perdeu ninguém ainda. Por isso não deixe de correr atrás, não deixe de dar o beijo que tem vontade e o abraço que acha necessário, não deixe de ligar nem dizer que ama alguém que é tudo pra você. Amar é complicado, faz sofrer, mas eu te garanto que se você abaixar a cabeça pra sua dor, ela nunca mais vai te abandonar.

Nenhum comentário: